terça-feira, 31 de maio de 2011

Fruity Loops



O Fruity Loops é como se fosse um estúdio virtual completo. Podem ser criados vários sons em vários estilos através da utilização de instrmuentos virtuais (VST´s), efeitos e simuladores. O FL é muito utilizado para composição de música eletrônica e muita gente consegue fazer muita coisa boa com ele.


Fruity Loops



O FL aceita instrumentos midi e usb, mas também é possivel criar sons sem utilizar instrumentos físicos, criando a música dentro do próprio programa.

Observe a execução de uma música produzida no Fruity Loops:



Té quarta.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Condensers

Os microfones condensadores são aquels microfones bem gordinhos que você encontra geralmente nos estúdios. O nome condensador se refere a capacitor, que é um componente eletrônico que armazena energia sob a forma de um campo eletrostático. Todos os microfones tem capacitores, mas o tremo condenser pegou mais pra esse tipo de microfone, que usa um tipo especial de capacitor com voltagem permanente. Os condensadores são ligados em   fonte externa, que chamamos de phantom power. A forma de captação é sensível, trabahando melhor em qualidade do que volume.




Entenda mais ou menos como funciona:



  O capacitor do condenser funciona como um diafragma. Ele vibra ao ser atingido por ondas sonoras, mudando a distância entre as duas placas e, portanto, alterando a capacitância. Especificamente, quando as placas são mais próximas, a capacitância aumenta e uma corrente de carga ocorre. Quando as placas estão mais afastadas, a capacidade diminui e uma corrente de descarga ocorre.



Veja aqui algumas excelentes marcas de condensers:


NEUMANN - Considerados os melhores do mercado, e com certeza os mais caros. Alguns chegam ao absurdo de custar 50 mil dólares! A companhia foi fundada em 1929 por George Neumann em Berlim, Alemanha.







AKG - Fundada em 1947 em Vienna, na Áustria. Mais tarde foi adquirida por uma companhia americana e em 1985 mudou sua sede para Los Angeles, California. Empresa muito forte na fabricação de microfones e headphones.










SHURE - Fundada em 1925 na cidade de Chicago, Illinois, USA. A Shure tem uma produção bastante diversificada de microfones de vários tipos e seus condensers são execelentes.











Bom resto de segunda-feira para nozes !

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Axel Rose cover

Galera to meio sem tempo de postar coisas elaboradas, mas vai aí um cara que faz um cover espetacular do Axel Rose, gravando em casa com seu condenser que eu não consegui distinguir qual é, provavelmente um Audio-Technica. E pra ninguém achar que é falso, no final tem só a voz dele. Confere ai:



Bom final de semana para todos nozes!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sem tempo

Hoje eu to sem tempo pra postar então fiquem com um cachorrinho ouvindo música! Abraço!








quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fender!

Guitarra criada pro Léo Fender, é a clássica das clássicas! O sonho de consumo de vários músicos. Considerada uma obra-prima, a primeira Fender foi construída em 1949. De lá pra cá ela se tornou uma das guitarras mais conhecidas do mundo. Veja:


FENDER STRATOCASTER:

     Sem dúvida o modelo mais conhecido da marca. Revolucionou o design de guitarras elétricas, e consagrou o trêmolo (sistema de alavanca que fica na ponte). Guitarra muito utilizada por mestres como Jimmi Hendrix, Steve Ray Vaughan, Eric Clapton, Jeff Beck, Ritchie Blackmore, Yngwie Malmsteen e Dave Murray ( Iron Maiden). A grande maioria das stratos tem captação singe-coil, volume, 2 tone e chava para 5 posições.





FENDER TELECASTER:

 A Telecaster foi a primeira guitarra da fender a ter aceitação em massa pelo público. O timbre é bem poderoso nos médios e muita gente troca o captadore single-coil da ponte por um hambucking (captador duplo). Grandes artistas como Keith Richards  do Rolling Stone, e Richie Kotzen (Mr. Big e Poison), utilizam essa belezinha.





FENDER JAGUAR:

 O modelo Jaguar foi desenhado a partir do modelo Stratocaster, mas inicialmente não fez tanto sucesso. Muito utilizado por bandas de reggae e surf music.








FENDER MUSTANG:
  
Modelo muito utilizado em bandas grunge como Red Hot Chilly Pepers, Nirvana, Samshing Pumpkins e Sonic Youth. Possui dois single-coils e ponte flutuante (Fender Dynamic Vibrato).



  

FENDER JAZZMASTER

   Também muito utilizada na surf-music, modelo com visual arrojado e timbres variados. Os captadores tem um design diferente e têm um timbre brilhante.









  É isso ai !! Love Fender forever!  www.fender.com

terça-feira, 24 de maio de 2011

Abbey Road Studio

 Hoje eu coloco fotos do Abbey Road Studio, um estúdio de propriedade da gravadora EMI, localizado em Londres, na Inglaterra. Fundando em 1931, esse estúdio ficou famoso por causa dos Beatles, que gravaram alguns albuns lá, além de uma apresentação deles lá em junho de 1967,  que seria a primeira transmissão ao vivo via satélite do mundo. Outros nomes de peso, como Pink Floyd e Duran Duran, também passaram por lá. Confira as fotos:


Studio 02



Fachada

Studio 01
fonte: www4.napavalley.edu



 Hall de gravação
fonte: www.allstudios.co.uk



The Beatles gravando
fonte: www.kitchensnark.com



Hall de gravação
fonte: www.playgroundstudio.com




Microfones no Hall
fonte: www.recordproducer.com


Valeu gentem!



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Home Studio

  Oi gente! O post hoje é sobre Home Studio. Home Stúdio é o começo de tudo, é a base da boa produção, é o alicerçe pra que quer se enveradar por esse mundo de várias possibilidades producionísticas (sim, eu sei que não existe essa palavra). Se você quer ser produtor algum dia na vida (e entenda como produtor músico, locutor ou técnico de áudio que queira ser o responsável pela gravação, mixagem e masterização de um trabalho de áudio) você precisa passar pela experiência de ter um estúdio em casa. É claro que depois que você já for um expert no assunto, você não vai precisar se desfazer de seu home studio, aliás nem vai querer! O home estudio é a forma mais simples e confortável de colocar suas idéias de produção em prática, utilizando-se do conforto do seu lar para criar e amadurecer idéias de áudio.

Mas, o que é o home studio? Quais equipamentos preciso ter para montar o meu?

Existem milhares de combinações de equipamentos para se montar um Home Studio, desde a forma mais simples, para pequenas produções, até as mais sofisticadas, que podem muito bem produzir, por completo, trabalhos musicais e de áudio em geral. Obviamente que existem produtores ricos que constróem em sua casas mega estúdios, que já não podem ser considerados Home Studio, pelo simples fato de estar dentro de uma residência né?

 Veja aqui um esqueminha de tipos de home studio que eu achei na net:




 SETUP SIMPLES





 O básico do básico seria uma placa de áudio conectada via USB a um computador. Como periférico de saída, apenas um fone de ouvido. O instrumento musical ou o microfone são ligados na placa. Essa é a forma mais simples, não significando que a qualidade da produção seja ruim. Dependendo da qualidade do instrumento e do software de áudio, por exemplo, podemos conseguir uma produção perfeita, lembrando também da necessidade de se ter um ambiente que valoriza o isolamento acústico.




SETUP BÁSICO




Aqui já temos uma configuração mais variada. Uma placa de audio com duas entradas amplificadas para microfones condensadores profissionais e instrumentos, saída para headphones e monitores de referência. Temos também um controlador USB (teclado) bastante utilizado em arranjos mais simples. Em um home studio como esse, já da pra produzir spost, vinhetas, jingles e trilhas, além de pré-produzir músicas com uma qualidade boa. Vale lembrar que uma das grandes diferenças são os softwares de produção e de gravação, que estruturam todo o processo de produção, e a acústica do ambiente para a captação de áudio via microfone.




 SETUP AVANÇADO



 



Aqui já temos uma quantidade maior de periféricos de entrada e de saída, monitores de referência mais sofisticados e mais instrumentos e players USB. É claro que não estamos aqui apresentado verdade absoluta em conceito de simples, básicos e avançados. Aqui faltaram compressores, crossovers , equalizadores, mesas digitias, enfim, não existe um padrão.Cada um escolhe seu equipamento de acordo com suas necessidades e condições.




Vejamos agora algumas fotos de Home Studios:
Aqui temos um sistema bem simples! Teclado semi-profissional, um mini controlador em cima do hack, um mixer de áudio pequeno e pequenos monitores de referência. Tudo bem simples. Mesmo assim tem gente que consegue fazer muita coisa com tão pouco.




Aqui já temos um sistema mais elaborado, uma placa M-Audio, um microfone condensador profissional, monitores profissionais e um controlador de 02 oitavas. Produção de jingles, spots, vinhetas, pequenas trilhas podem ser executadas tranquilamente em um estúdio como esse.









Esse daí pode ser considerado um home de médio porte. É meu sonho de consumo. Montado provavelmente em um quarto de apartamento, esse estudio é equipado com um desktop Mac, monitores profissionais de pequeno, médio e grande porte, pedestal articulado para microfone condensador, uma plataforma DIGI da ProTools, um hack com amplificadores, equalizadores, compressores e afins, placas de isolamento acústico e uma cadeira emocionante de couro, hehehe.






Aqui o esquema já é mais sofisticado. Desconfiei achando que seria um estúdio com sede própria, mas pela entrada da casa à esquerda na foto, parece ser memso um home studio. 2 hacks de periféricos um mega plus advanced console, uma wide screen na parede, vário monitores, mas a cadeira do outro estúdio é mais massa, hehehe!!!







Aqui um home estúdio repleto de instrumentos musicais....






E aqui um antigo home studio, onde a maioria dos equipamentos são analógicos.






É isso ae galera, até o proximo post!


sábado, 21 de maio de 2011

Instrumentos!


E ai gente blz? Hoje o post é sobre instrumentos no estúdio de gravação. Os melhores resultados de uma produção depende de boa parte da qualidade dos instrumentos musicais. O volume, o ganho a intensidade e  a dinâmica estão ligados à qualidade do instrumento. Além disso, os instrumentos acústicos dependem também da qualidade de captação do som do instrumento, envolvendo os periféricos de gravação, microfones, isolamento e capacidade acústica do estúdio. O instrumento no estúdio  pra mim é uma viagem, é a parte emocionante do processo! É o momento de dar cor à música, e isso deve ser feito com responsabilidade. 


 Guitarras -  As guitarras geralmente são gravadas no conforto da sala de controle, por não captar o som do instrumento via microfone, nao sendo necessário estar presente na sala de gravação. É claro que existem inúmeras configurações de gravação de guitarra. Pode-se gravar plugada diretamente no amplificador ou direto na mesa, utilizando plugins que simulam amplificadores, compressores e pedais.Muita gente também mistura os periféricos analógicos com equipamentos digitais, conseguindo arrancar sons originais. São várias combinações que podem ser usadas pra atingir um som legal. O mais importante é que a gravação saia perfeita e que combine com o resto da produção. Aqui em baixo vemos o produtor David Simon gravando em uma Fender Stratocaster, não sei como ele ligou a guitarra, mas com certeza o audio ta saindo dos monitores de referência e pelo menos um plugin de compressor esta aberto na tela do computador.






       Violão -   O som do instrumento acústico é doido demais né? Seja piano, acordeon, flauta, violão contrabaixo, etc, a sonoridade desses instrumentos precisam ser fiéis nas gravações, assim como ouvimos a ouvidos nús (exites isso?). O ambiente e o microfone são os grandes responsáveis por esse processo, e o violão bem captado da gosto de ouvir, dá pra distinguir os graves os medios e os agudos de cada acorde, enfim é doido demais! Lógico que não só isso, tem todo o equipamento de gravação, compressores equalizadores, limiters e tudo aquilo q é utilizado pra tentar repdroduizr o som como se estivessemos do lado do instrumento.






Contrabaixo -  o baixo também é legal né? Existe uma big diferença, ao meu ver , muuito grande mesmo, do baixo no estúdio e do baixo no palco ao vivo. Ao vivo você tem um mega de um Gallien Krueger na sua orelha fazendo com que o grave do seu baixo entre no seu pâncreas! Já no estúdio a coisa tem que ser mais tranquila, valorizando mais o timbre do que o peso do instrumento, pra dar um resultado interessante quando for juntar com os outros instrumentos na mixagem. No geral, não existe necessidade de amplificadores, que são substituídos por compressores e plugins que simulam os grandes periféricos baixísticos! 


Aqui vemos um brother gringo gravando num baixo de 6 cordas todo concentrado, hehehe






Teclados -  Quando digo teclados me refiro a pianos, teclados, órgãos e controladores. São a base da beleza né? Quantos sons diferentes para tantos estilos diferentes podemos arrumar com essas teclas! Mas o que me deixa doidão mesmo é o tal do Rhodes, tanto ele original, como ele em forma de programa de computador (plugin), é um som muito massionante (massa + emocionante). O piano também nas suas várias formas me fascina. Mas eu acho doido memso é o som acústico. Enfim, uma base para qualquer boa música.






 Bateria -  a batera pra mim é o instrumento que mais depende do ambiente para um resultado satisfatório. A combinação acústica com a captação do som tem que ser harmoniosa. Esse é o grande desafio da batera acústica. Hoje em dia você encontra muita coisa mal gravada e na maioria das vezes o probelma ta na ambientação. Lógico que os microfones também são grandes responsáveis pelo sucesso. 






 Instrumentos de Sopro -  os metais dão o toque especial né? É a cobertura do bolo (sou péssimo em metáforas) e são os instrumentos mais difíceis de serem transformados em instrumentos virtuais (VSTs). Até hoje eu nunca ouvi um VST de metal convincente, dá pra perceber que não é real, diferente dos pianos que a cada dia estão mais fiéis.








 VST (virtual instruments) - Não podemos deixar eles de fora né? Afinal  eles são um dos responsáveis pela grande revolução digital na gravação. Os simuladores de instrumentos ou instrumentos virtuais são softwares (programas) ou plugins (subprogramas) que simulam som de instruementos reais através das facilidades virtuais. Você não precisa ser um baixista pra poder fazer um groove doidera no vst e obter um resultado interessante, podendo montar o groove no próprio software ou através de um controlador (teclado). Os VST´s, a meu ver, são opções interessantes para pequenas produções como trilhas institucionais, jingles e até mesmo músicas com estilos que não exijam muito da performance instrumental. Veja dois exemplos abaixo:





Esse dái é o Studio Instruments, um pacote de VST´s da Cakewalk, que é uma marca da Rolland. Tem várias combinações legais e um som interessante, veja o vídeo e saca o som:






 Esse daí eh o DFH - Drum Kit from Hell, uma expansão do plugin Ezdrummer da Toontrack. Muito utilizado por guitarristas para criarem suas músicas e seus grooves. Esse DFH é um kit bem completo de bateria voltado para o Heavy Metal, e convence bem, parece memso um batera detonando.

Confere ai o vídeo:








     É isso ai, espero que tenham gostado, até o próximo post!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estúdio de Rádio

Esses primeiros posts eu não to explicando muita coisa, até porque eu também não sei muita coisa (hehehehe). Selecionei algums imagens pela net de alguns estúdios de programação ao vivo (broadcast studios) que achei interessante. O que mais me chama atenção em um estúdio de rádio são o console de operação, e a estrutura do equipamento, especialmente os pedestais articulados para microfone. Os móveis e o revestimento acústico, a meu ver, são os responsáveis pelo glamour e beleza do local. Veja as fotas!


Esse eu achei bem interessante. O console é de marca boa (depois vou postar sobre marcas de console), e a posição dos pedestais articulados ficaram muito legais.


Nesse daqui, o console já é mais poderoso, e o monitor de referência parece ser bom também. As placas de isolamento poderiam ser em maior quantidade, e essa janela batendo sol , fala sério!!!




Nesse estúdio o console é bem menor, a camisa do cara é verde e a mulher é simpática. Coloquei essa foto pra mostrar que a estrutura de uma rádio não precisa ser tão grande para que haja uma boa programação ( o que não prova que essa rádio da foto seja boa, drrr)
Essa daqui eu retirei de uma loja que vende equipamentos para rádio, achei bem interessante, móveis sob medida.


Exemplo de software de automação



Outro exemplo de software de automação



E, pra finalizar, minha amiga jornalista Jesga ( Jéssica Iane) quando trabalhava em uma web rádio aqui em Palmas.



Bom, por hoje é só. Com o tempo eu vou me aprofundar nos posts, dando detalhes mais técnicos de cada assunto. Nesse primeiro momento estou mostrando o básico dos meus interesses. Qualquer dúvida, sugestão e crítica, entre em contato!!! Abraço!






quarta-feira, 18 de maio de 2011

Air Studio

Pra começar, nada melhor que falar de de um mega estúdio! O Air Studio é um complexo de estúdios que fica em Londres, e é considerado um dos cinco maiores estúdios de gravação do Mundo. Grandes produções cinematográficas tiveram suas trilhas sonoras arranjadas e produzidas lá, como Piratas do Caribe, Kung Fu Panda, Thor, Iron Man, Crepúsculo e vários outros. Entre os artistas, já produziram KT Tunstall, Jamiroquai, Peter Gabriel, Susan Boyle, Cold Play, Robin Williams, George Michael e vários outros. Além disso, o estúdio ja gravou uma quantidade imensurável de trabalhos clássicos, além de trilhas para jogos. 


Veja algumas fotos dessa belezinha de estúdio:

                                                                 Controle


                                                               
    Controle

 
                                                            
  Hall de gravação


                                                          
   Pianista Giles Martin




       Preparação pra gravação de Piratas do Caribe ( se você olhar bem vai perceber um orgão de tubo lá atrás)



                                                 Sala de pós-produção e dublagem





Os produtores Garth Richardson e Mike Fraser




Mais informações sobre essa maravilha você encontra aqui: http://www.airstudios.com/